Pular para o conteúdo principal

As 3 melhores distopias do cinema


"O povo não deve temer o seu governo, o seu governo é que deve temer seu povo" - Filme: V de Vingança

         Distopia é o caminho oposto da utopia. Enquanto uma é o ideal de um mundo perfeito, essa retrata um mundo sombrio, sociedades corruptas e imperfeitas, na maioria das vezes com governos totalitários e ditatoriais, e multidões sendo enganadas e exploradas. É nisso que consiste este gênero de livros e filmes que se tornou tão popular ao longo dos anos.
        Existem diversas delas aclamadas pela crítica especializada, e aqui podemos conferir 3, que se destacaram por seu sucesso, sua importância ou a sua mensagem. O que mais importa no fim, é captar os ensinamentos. Se interessou? Então dá uma conferida:

Curta a Page do TST no Facebook e confira mais conteúdo interessante sobre cinema!

Jogos vorazes 


             Depois de "Crepúsculo" quase enterrar o ânimo das pessoas para filmes com protagonistas adolescentes, sobrou para "Jogos Vorazes" levantar o gênero novamente. Inspirados nos livros de Suzanne Collins, os filmes da série "Jogos Vorazes", protagonizados por Jennifer Lawrence, se tornaram a 18ª maior franquia cinematográfica de todos os tempos. O filme se passa em um país onde, a cada ano, são escolhidos 24 jovens para lutarem em uma arena até que apenas um sobreviva.

Matrix 


           Dirigido pelas irmãs Wachowski, "Matrix" é o primeiro de uma trilogia(Matrix, Matrix Reloaded, Matrix Revolutions). Todos eles foram sucesso de bilheteria e crítica, sendo que "Matrix" Arrecadou US$ 463.517.383 de dólares e tem uma avaliação de 87% no Rotten Tomatoes.


V de vingança


          A frase que iniciou esse post foi extraída desse longa. Dirigido por James McTeigue e roteirizado pelas irmãs Wachowsky, o filme se passa em um governo ditatorial clássico. 
          A oposição é inexistente, os jornais fabricam e alteram notícias para favorecer os governantes, diversos grupos sociais são perseguidos ou proibidos, como negros, homossexuais, não-cristãos e diversos outros, tudo criado por um presidente que, na época de sua eleição, tinha apoio popular. Qualquer semelhança com um político que conhecemos, não é apenas impressão, o governo apresentado realmente se assemelha ao Nazismo de Hitler, com diversas referências explicitas.  
        A situação começa a mudar quando um homem mascarado que se identifica apenas como "V" não tem receio de ir contra o governo e iniciar sua própria revolução.

E você? gosta de mais alguma distopia que não está na lista? Deixe nos comentários! E não esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 filmes nacionais que você precisa assistir!

Pense nos 5 últimos filmes que você assistiu. Destes 5, quantos eram brasileiros?Provavelmente uma quantidade desproporcional à de produções hollywoodianas.


          Filmes clichês, roteiros vazios, atuações de pedra, humor fútil, história fácil e cara de novela das 9, infelizmente isso tem definido as produções nacionais mais conhecidas. Se engana aquele que pensa que tudo o que vem daqui no cinema pode ser classificado assim.
        Fugindo das comédias da Globo Filmes, e deixando de lado "Cidade de Deus, "Carandiru", "Tropa de Elite", e outros que costumam dar a cara em listas do tipo, há diversas produções nacionais que discutem temas sérios, tem boas histórias e trazem a verdadeira 7ª arte para cenários daqui de dentro, basta pegar a pipoca, e mergulhar neles.

3: Central do Brasil
           Lançado em 1998, é uma das provas de que a frase "Filme bom nunca fica velho" é verídica. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, ao de melhor atri…

Os 3 melhores filmes sobre a segunda guerra mundial.

Desde os primórdios da humanidade existem guerras. Elas nada mais são do que reflexos de uma espécie que insiste na violência, no ódio e principalmente no lucro; independentemente de quem seja preciso pisar para conquistar uma tão desejada glória que poucos de nós chegam a conhecer, visto que esta fica reservada aos seus "nobres" causadores, que saem ilesos após utilizar todo um povo como escudo. Não há conversa, não há entendimento, basta o ódio.
             No cinema temos diversos exemplos de entretenimento e até boas histórias de batalhas sangrentas. Mas aí vai uma lista com os três melhores filmes que mostram a triste e real face das guerras, que vai muito além de lutas coreografadas e heróis escolhidos.

3- O Menino do Pijama Listrado

            Há quem diga que ninguém nasce odiando, as pessoas são ensinadas. Filmes como "O Menino do Pijama Listrado" apresentam muito bem essa realidade, fazendo com que as pessoas possam entender certos males e tentem não r…